O que é e como funciona o Roaming Europa
Quem realiza viagens internacionais com alguma frequência já sabe que ligações telefônicas ou até mesmo o envio de mensagens de texto SMS possuem valores bem altos. O roaming Europa é a opção que permite o uso dos serviços da sua empresa de telefonia no continente europeu.
Entretanto, quando você utiliza qualquer serviço de telefonia fora da área de cobertura original, os custos das tarifas são diferenciados.
Com toda a certeza, quando você utiliza a sua linha de celular em um país estrangeiro as tarifas serão bem mais altas do que dentro do país. Entretanto, desde de o mês de junho de 2017 foram realizadas mudanças no roaming Europa que baixaram esse custo.
No artigo de hoje vamos explicar para você como o roaming Europa funciona. Confira nos próximos tópicos.
O que é roaming?
Antes de explicar para você acerca das alterações no funcionamento do roaming Europa, é necessário explicar melhor o que é esse tipo de serviço, que de forma geral significa um alto custo para você.
Roaming é uma palavra em inglês, que em português significa o ato de percorrer determinada área sem uma rota definida.
O serviço faz com que seja possível efetuar e receber chamadas telefônicas quando você está em uma região fora da área de cobertura da empresa de telefonia que foi contratada. Entretanto, o sistema usado para isso será diferente do que é utilizado normalmente.
O serviço de roaming utiliza operadoras intermediárias para que as ligações possam ser recebidas e efetuadas e por isso é necessário que, além da tarifa habitualmente cobrada, o cliente pague por uma taxa extra.
É obrigação das operadoras de telefonia móvel informar ao cliente acerca da área de cobertura do serviço que foi contratado bem como quais são as áreas onde a operação será realizada através do roaming para evitar que o consumidor sofra prejuízos ou seja lesado.
No caso do roaming internacional, quem viaja para o exterior e quer continuar utilizando a sua linha de telefone celular original, vai ter de pagar tarifas extremamente altas uma vez que a área de cobertura é muito distante da área que foi contratada.
E a cobrança não vale apenas para ligações recebidas e efetuadas, sendo aplicadas também ao uso de internet móvel e às mensagens de texto.
Para ativar o serviço de roaming internacional, é necessário entrar em contato com a operadora. As tarifas cobradas levam em consideração o país em que o cliente estiver a cada vez que usar o telefone ou contratar um pacote de voz ou de dados que serão cobrados por dia de uso ou de acordo com o país.
As mudanças no serviço de roaming europeu
Desde o mês de junho de 2017 as regras acerca do serviço de roaming Europa foram alteradas. Tais alterações são válidas para os 28 países membros da União Europeia, além da Noruega e da Islândia.
No caso do Reino Unido, que deve efetivar o Brexit em 2019, deverá haver uma negociação para que seja esclarecido se as medidas serão ou não adotadas.
As mudanças nas regras do roaming Europa preveem que as mesmas taxas de internet sejam pagas dentro de todos os países da União Europeia, independente do país no qual o plano foi contratado.
A discussão acerca do fim da cobrança do roaming Europa começou há cerca de 10 anos atrás para os aproximadamente 500 milhões de usuários de serviços de telefonia móvel do bloco.
Quanto essa luta começou, uma ligação telefônica de apenas 3 minutos a partir de qualquer país da União Europeia para algum outro país do bloco que não fosse o do local do registro da linha chegava a custar cerca de 2 euros a mais.
No final das contas, os usuários levaram a vantagem e a partir de então puderam economizar bastante nas suas contas de aparelhos celulares.
Entretanto, ainda existe um certo receio que por causa dessas mudanças no roaming Europa as operadoras passem a cobrar um valor maior pelos serviços para que a falta seja compensada.
Ainda assim, a grande maioria das associações de consumidores da União Europeia apoiou a medida, já que as taxas cobradas eram consideradas abusivas.
As empresas de telefonia móvel do Velho Continente aplicaram as novas regras do roaming Europa de forma automática. Não foi necessário que os clientes fizessem qualquer alteração nas configurações de seus aparelhos.
Para usar um serviço de telefonia móvel na Europa sem precisar pagar roaming internacional, você pode comprar um chip no seu país de destino. Você poderá contratar um plano pré ou pós pago.
Vale a pena escolher uma das grandes operadoras de telefonia europeias, que possuem lojas em todo o país e se utilizam de redes móveis em 4G.
As tarifas praticadas no roaming Europa
De acordo com as regras novas de roaming Europa as ligações telefônicas o limite máximo é de 0,032 euros por minuto e para mensagens de texto, a tarifa máxima é de 0,01 euros.
No caso dos dados móveis, as tarifas foram reduzidas de mais de 50 euros por Gb para 7,7 euros por Gb e podem baixar ainda mais até o ano de 2022, chegando aos 2,5 euros por Gb.
O preço de um chip de telefone com roaming Europa gratuito varia de acordo com o país e com o plano.
O valor médio fica entre 25 e 50 euros para um plano de dados móveis com navegação em 4G por mês.
O valor diário para usar uma operadora brasileira é bem elevado, ficando em torno dos 11 euros. Entretanto, é possível usar o serviço até conseguir adquirir um chip europeu.
Como usar o serviço de telefonia móvel na Europa
Agora você já sabe como o roaming Europa funciona e como as regras atuais para o mesmo fazem com que você possa gastar menos para usar serviços de telefonia móvel nos países da União Europeia.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre viagens internacionais, fique ligado no nosso conteúdo! Continue acompanhando as nossas postagens e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.