A Irlanda do Norte é um dos países que compõem o Reino Unido, sendo o único dos 4 que não se localiza na Ilha da Grã-Bretanha. Considerado um destino turístico entre os mais belos do mundo, o país conta com uma farta beleza natural e diversas edificações históricas.
O país fica na Ilha da Irlanda, dividindo o espaço com a República da Irlanda, de quem se separou oficialmente, se tornando uma nação autônoma em 1921.
Sua criação se deu a partir do Tratado de 1921, quando o Governo Britânico, temendo uma guerra civil entre nacionalistas irlandeses e unionistas, optou pela divisão da Ilha da Irlanda entre duas regiões dotadas de autonomia interna. A República da Irlanda e a Irlanda do Norte.
No artigo de hoje você vai realizar uma viagem pela região sem sair de sua casa, conhecendo diversos de seus aspectos, confira.
Aspectos históricos da Irlanda do Norte
A história da Irlanda do Norte é uma história cheia de complexidade, tendo sido considerada a pedra fundamental do nacionalismo irlandês durante os reinados de Isabel I e Jaime I.
Na época, a região era um dos principais pontos onde se estabeleciam acampamentos de escoceses.
Atualmente, a região enfrenta diversos tipos de disputas comunitárias. Essas disputas são representadas na capital do país, a cidade de Belfast, por bandeiras distintas.
A primeira, pela bandeira em 3 cores que representa o republicanismo da Irlanda e a segunda, a Union Flag, que simboliza a identidade britânica da Irlanda do Norte.
Aspectos geográficos, políticos e econômicos da Irlanda do Norte
A Irlanda do Norte se estende por cerca de 13.840 quilômetros quadrados, onde se distribui uma população com aproximadamente 1 milhão e 800 mil pessoas.
Sua capital é a cidade de Belfast e a religião oficial é o cristianismo, dividido entre o catolicismo e o protestantismo, grupos que enfrentam diversas tensões no país.
As línguas oficiais faladas na Irlanda do Norte são o inglês, de fato, além do irlandês e scotes de ulster, uma variação do idioma escocês.
A forma de governo é a Monarquia Constitucional, sendo, atualmente, Isabel II, monarca do Reino Unido, sua chefe de Estado e Thereza May, a Primeira Ministra e chefe de governo. A Primeira Ministra da Irlanda do Norte em si é Arlene Foster.
A população do país elege 18 deputados para integrar a Câmara dos Comuns, que faz parte do Parlamento do Reino Unido. No Parlamento Europeu, o país é representado por 3 deputados.
Seu índice de desenvolvimento humano é considerado bastante elevado e o país é visto como um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Durante praticamente toda a era glacial, o território que hoje é ocupado pela Irlanda do Norte esteve coberto de gelo, o que explica o relevo atual e o clima frio da região nos dias atuais.
Seu marco geográfico central é o Lago Neagh, que conta com quase 400 quilômetros quadrados e é o maior lago localizado nas ilhas do Reino Unido.
A moeda do país é a libra esterlina e sua economia é considerada a menor entre os 4 países que compõem o Reino Unido, sendo baseada na agricultura e na indústria.
A maior parte da produção do setor agropecuário no país é feita em pequenas propriedades, predominando a criação bovina, de ovelhas, porcos e de aves.
Em relação a produção agrícola, os principais produtos são as batatas, os cereais e as frutas.
Na indústria, se destacam o segmento têxtil, em especial as produções de linho e de artigos náuticos, sendo essas as principais fontes de riqueza do país.
As subdivisões da Irlanda da Norte
O país está subdividido entre 26 distritos, com finalidade administrativa e de governo. A implementação dessa divisão da Irlanda do Norte ocorreu no ano de 1973, em substituição ao sistema de condados que era adotado anteriormente no país.
A lista com o nome desses 26 distritos é a seguinte:
Antrim Irlanda do Norte
Ards Irlanda do Norte
Armagh Irlanda do Norte
Ballymena Irlanda do Norte
Ballymoney Irlanda do Norte
Banbridge Irlanda do Norte
Belfast Irlanda do Norte
Carrickfergus Irlanda do Norte
Castlereagh Irlanda do Norte
Coleraine Irlanda do Norte
Cookstown Irlanda do Norte
Craigavon Irlanda do Norte
Derry Irlanda do Norte
Down Irlanda do Norte
Dungannon e South Tyrone Irlanda do Norte
Fermanagh Irlanda do Norte
Larne Irlanda do Norte
Limavady Irlanda do Norte
Lisburn Irlanda do Norte
Magherafelt Irlanda do Norte
Moyle Irlanda do Norte
Newry e Mourne Irlanda do Norte
Newtownabbey Irlanda do Norte
North Down Irlanda do Norte
Omagh Irlanda do Norte
Strabane Irlanda do Norte
Outro aspecto da subdivisão do país é em relação às suas disputas políticas. A parcela unionista da população do país usualmente denomina a região como Ulster ou A Província, enquanto os nacionalistas utilizam os termos o Norte da Irlanda ou Seis Condados.
Atualmente, a denominação Ulster tem sido a preferida pelos republicanos, que tendem a tratar a Irlanda do Norte como parte integrante da Irlanda e não como uma região autônoma.
O Ulster era formado pelas províncias históricas que pertenciam à Ilha da Irlanda em sua totalidade e seu número total, na época, era de 9 províncias.
Destas 9, 3 permaneceram sob o domínio da República da Irlanda, enquanto as restantes são consideradas territórios da Irlanda do Norte.
Essas 6 províncias ou condados são:
Condado de Fermanagh;
Condado de Tyrone;
Condado de Derry ou Condado de Londonderry (o termo Londonderry o utilizado pelos unionistas enquanto os nacionalistas utilizam a denominação Derry);
Condado de Antrim;
Condado de Down;
Condado de Armagh;
Ainda são encontradas na região algumas outras cidades que possuem o status de condados, como a capital Belfast e a cidade de Derry.
Esses condados não são mais utilizados sob o aspecto administrativo e político da região, sendo a divisão mais histórica e usada apenas para alguns determinados objetivos específicos,
A divisão administrativa e governamental do país se dá através dos 26 distritos que foram citados anteriormente.
Agora você já conhece diversas informações sobre a Irlanda do Norte e sabe um pouco mais sobre esse fascinante país localizado no Continente Europeu que é um dos destinos turísticos mais belos do mundo, tanto por sua natureza quanto pelas suas construções históricas.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre essa e sobre outras regiões da Europa, continue acompanhando o conteúdo do blog.
Dicas Extras
Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.
Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.
Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.