A Irlanda tem sofrido com deficit de profissionais da área de gastronomia. Por isso, está recrutando chefs de outros países. Confira o que é preciso para concorrer a uma dessas vagas.
Você é da área de gastronomia?
Já pensou em trabalhar como chef de cozinha na Irlanda?
Pode ser que você pense que estou louco, pois, as melhores oportunidades para trabalhar com gastronomia na Europa estão na França, Itália ou Espanha.
Se você realmente tem esse pensamento, eu não te culpo por isso. Poucas pessoas sabem que a Irlanda é um polo de oportunidades para quem trabalha com chef.
A Irlanda recebe muitos turistas. Assim, os restaurantes do país recebem um grande número de clientes. Contudo, de irlandeses que trabalham na área de gastronomia não são suficientes para suprir a demanda necessitada pelos restaurantes.
Desse modo, muitos restaurantes começaram a investir na contratação de estrangeiros para trabalhar como chefe de cozinha na Irlanda.
Se você trabalha como chef, ou em outra função relacionada a culinária, continue lendo este texto, pois, falarei sobre a possibilidade de trabalhar como chef na Irlanda.
Nesse texto, abordaremos os seguintes tópicos:
Motivo do recrutamento de chefs estrangeiros;
Visto de trabalho para chefs na Irlanda;
Oportunidades de emprego para chefs não europeus;
Requisitos para trabalhar em um restaurante irlandês;
Remuneração dos chefs na Irlanda;
Onde buscar vagas para trabalhar como chef na Irlanda.
Motivo do recrutamento de chefs estrangeiros
De acordo com a RAI – Associação de Restaurantes da Irlanda, 1800 chefs são formados na Irlanda. Todavia, seriam necessários mais 3200 profissionais para suprir a demanda que os restaurantes precisam.
Assim, a RAI solicitou ao governo Irlandês que incluísse profissões ligadas a área de gastronomia na Critical Skills. Nessa lista, constam carreiras que têm um deficit de trabalhadores irlandeses. Desse modo, o governo irlandês autoriza a contratação de profissionais não europeus.
Para justificar a necessidade de inclusão de ocupações que levam em conta os conhecimentos culinários de um indivíduo, a RAI publicou uma pesquisa feita com donos de restaurante. Segundo esse levantamento, 84% dos proprietários entrevistados consideram a falta de mão de obra um dos maiores problemas da área.
Visto de trabalho para chefs na Irlanda
Mesmo com evidências de escassez de especialistas em gastronomia, o governo irlandês demorou a incluir as profissões relacionadas com esse ramo na Critical Skills.
Essa atitude gerou muito descontentamento na RAI. Assim, os restaurantes tiveram que recrutar chefs de outros países europeus com o intuito de suprir a falta de mão de obra local.
Sendo assim, foram recrutados 100 chefs italianos, com possibilidade de contratação de mais 500. Profissionais oriundos da Croácia também foram requisitados. Mesmo assim, isso foi suficiente para atender às necessidades dos restaurantes irlandeses.
Oportunidades de emprego para chefs não europeus
Com o impasse na inserção de profissões da área de gastronomia na Critical Skills, a saída para os proprietários de restaurantes na Irlanda foi apoiar a lei dos restaurantes étnicos.
De acordo com essa lei, os estabelecimentos gastronômicos que praticam a culinária de países fora da Europa, podem contratar chefs não europeus. Contudo, o número de profissionais que podem ser contratados é limitado. Mesmo assim, os restaurantes irlandeses conseguiram recrutar 220 chefs estrangeiros.
O problema da contratação chefs não europeus foi resolvido no mês passado. De acordo com a diretriz estabelecida no dia 15 de março desse ano, foram incluídas na Critical Skills as profissões de Chef Executivo, Chef de Cozinha, Sous Chefs e Chef de Partida.
Requisitos para trabalhar em restaurantes irlandeses
Agora que você já sabe que chefs não europeus podem ser contratados por restaurantes irlandeses, chegou a hora de saber quais são os requisitos para se candidatar a tais vagas. Confira:
Para exercer as funções de Chef Executivo, Chef de Cozinha e Sous Chef é preciso ter no mínimo 5 anos de experiência na função. Para atuar como Chef de partida você deve ter, no mínimo, 2 anos de experiência na função.
Além de cumprir as condições mencionadas acima, você deve apresentar um currículo de acordo com os padrões exigidos na Europa. O seu nível de inglês deve ser de avançado a fluente, pois isso será avaliado durante o processo seletivo.
Remuneração dos chefs na Irlanda
De acordo com a RAI, o salário de quem trabalha como chef na Irlanda varia conforme a posição ocupada pelo mesmo no restaurante. Sendo assim, você pode receber um salário entre 30 e 45 mil euros.
Se você trabalha como head chef, que é o responsável por toda a cozinha, a remuneração é bem maior. Dependendo do restaurante, você pode receber um salário que pode chegar até 70 mil euros.
Onde buscar vagas para trabalhar como chef na Irlanda
Se você chegou até esse ponto do texto, é porque realmente deseja trabalhar como chef na Irlanda e quer saber onde deve procurar ofertas de vaga para a referida função.
Pois bem, uma ferramenta bastante usada pelos recrutadores é o LinkedIn. Segundo uma pesquisa feita pela Social Talent, na qual foram ouvidos mais de 2000 recrutadores que atuam em Agências de 81 países, 95% dos candidatos a uma vaga de emprego são recrutados pelo LinkedIn.
Por essa razão, recomendo que você mantenha o seu perfil no LinkedIn atualizado. Procure também se conectar com pessoas e empresas que, de alguma forma, estejam relacionadas com a área de gastronomia. Desse modo, você se colocará em evidência diante dos recrutadores.
Uma vez que as barreiras para não europeus trabalharem com chef na Irlanda foram quebradas, ou seja, as ocupações ligadas a área de gastronomia foram incluídas na Critical Skills, cabe a você ficar atento ao surgimento de oportunidades de trabalho como chef de cozinha no território irlandês.
Gostou deste texto? Então continue navegando no blog e leia o texto sobre “A importância do LinkedIn para quem deseja ter uma carreira internacional!