Como tirar o visto de estudante na Espanha

Como tirar o visto de estudante na Espanha Então você certamente não se arrependerá de escolher estudar na Espanha pois terá um excelente aprendizado. Se você decidiu estudar no exterior na Espanha e veio de um país da UE / EEA, Saiba que você não precisa de um visto de estudante na Espanha. Porém, caso […]

Como tirar o visto de estudante na Espanha

Então você certamente não se arrependerá de escolher estudar na Espanha pois terá um excelente aprendizado.

Se você decidiu estudar no exterior na Espanha e veio de um país da UE / EEA, Saiba que você não precisa de um visto de estudante na Espanha.

Porém, caso contrário, siga os próximos passos e prepare-se para solicitar seu visto de estudante na Espanha:

Passo 1- Decida em uma universidade para se inscrever e receber sua carta de aceitação

Se você ainda não sabe onde estudar na Espanha, terá que decidir antes de iniciar o processo de solicitação do visto de estudante na Espanha. Depois de ser aceito em uma universidade espanhola, você receberá uma carta de aceitação para o pedido de visto.

Aqui está à lista detalhada de países que precisam solicitar o visto de estudante na Espanha.

Encontre as universidades certas, dependendo da disciplina que você quer estudar:

  • Mestrado em Economia na Espanha;

  • Mestrado em Ciência Política na Espanha;

  • Mestrado em Administração de Empresas na Espanha;

  • Mestrado em Design na Espanha;

  • Mestrado em Arquitetura na Espanha;

Considere algumas das melhores universidades da Espanha:

  • Universidade Pompeu Fabra;

  • Universidade Autônoma de Madri;

  • Universidade de Valência;

  • Universidade de Jaén;

  • Universidade de Salamanca;

Passo 2- Descubra que tipo de visto de estudante você precisa para estudar na Espanha

Você terá que solicitar um visto de estudante na Espanha específico, dependendo da duração de seus estudos, conforme explicado abaixo:

  • Visto tipo D de 180 dias – se você pretende estudar na Espanha entre três e seis meses;

  • Visto de estudante (tipo D) – se você planeja estudar na Espanha por mais de seis meses;

Este tipo de visto permite obter o Cartão de Residência para estudantes estrangeiros (TIE). O TIE é uma permissão temporária que permite que você permaneça no país durante o período de seus estudos. O TIE é válido por no máximo um ano acadêmico e pode ser renovado anualmente até que você termine seus estudos.

Tenha em mente que você não pode solicitar um visto de estudante na Espanha enquanto estiver no local e com visto de curta duração. Você só pode solicitá-lo em seu país de origem.

Uma vez chegado à Espanha, você não pode alterar o tipo de seu visto. O único visto de estudante na Espanha válido é o obtido na Embaixada ou Consulado da Espanha na sua região, antes de vir para a Espanha.

Passo 3- Quando e onde solicitar o visto de estudante na Espanha?

Solicite o visto de estudante na Espanha depois que você for aceito em uma universidade espanhola, entre em contato com a embaixada / consulado espanhol em sua área e confira a lista de documentos que você precisa para o processo de solicitação de visto. 

Os documentos necessários podem variar dependendo de cada consulado ou regulamentos do seu país de origem.

Alguns consulados exigem que você agende uma consulta, enquanto em outros consulados, isso não é necessário e você só precisa deixar os documentos.

Recomenda-se que você programe ou alcance o consulado para deixar os documentos necessários dentro de 7 a 10 semanas antes do início de seu programa, pois esse é o tempo que normalmente leva para processar sua solicitação do visto de estudante na Espanha.

Sempre verifique o site do consulado para obter as estimativas mais atualizadas sobre o tempo de processamento.

Passo 4-  Requisitos de idioma para meu estudo na Espanha

De acordo com os regulamentos espanhóis, no que diz respeito à candidatura a instituições de ensino superior, a prova de proficiência em língua espanhola não é um requisito obrigatório para estudantes internacionais, a fim de serem admitidos em uma universidade.

No entanto, a maioria das universidades oferece programas de graduação ministrados em espanhol que exigem que os candidatos tenham um bom domínio da língua espanhola.

O principal teste de espanhol aceito é o teste DELE (Diploma de Espanhol Como Lengua Extranjera).

Se você decidiu seguir um programa de inglês na Espanha, a menos que venha de um país de língua inglesa, também terá que apresentar provas de um bom domínio do inglês. Os testes aceitos são:

  • IELTS

  • Cambridge Advanced

Passo 5-Documentos para um visto de estudante na Espanha

  • Formulário de pedido do visto de estudante na Espanha preenchido;

  • Passaporte – deve ser válido pelo período de sua estadia na Espanha;

  • 2 fotos recentes de tamanho de passaporte;

  • Carta de aceitação de uma universidade espanhola;

  • Informações sobre o programa de estudos (detalhes ampliados sobre o grau escolhido na universidade, como as horas de estudo por semana);

  • Seguro de saúde – uma cobertura mínima igual a 30.000 euros durante todo o período dos seus estudos;

  • Prova de meios financeiros durante a sua estadia (pelo menos 900 EUR / mês);

  • Certificado médico;

  • Taxa de pedido de visto (60 EUR);

  • Certificado de registro criminal (emitido nos últimos cinco anos pelas autoridades competentes em seu país de origem);

Passo 6-  Solicitar uma autorização de trabalho na Espanha

Como estudante internacional na Espanha, você tem permissão para trabalhar nas seguintes condições:

  • Durante um trabalho a tempo parcial, as horas de trabalho não devem sobrepor-se às horas escolares;

  • Se você considerar um emprego em período integral, terá permissão para trabalhar apenas até três meses e, novamente, não interferirá em nenhum período durante o ano acadêmico; Em outras palavras, você só pode trabalhar em período integral durante as férias;

Para cada opção escolhida, você precisará de uma permissão de trabalho válida por toda a duração do seu contrato de trabalho, mas não poderá ser maior do que a duração da permissão de residência do estudante.

Mais informações sobre os documentos necessários e o procedimento de solicitação de autorização de trabalho estão disponíveis no site oficial do Ministério do Trabalho e da Previdência Social de Espanha.

No caso de um estágio, seja em uma instituição pública ou privada, desde que esteja relacionado ao seu campo de estudo e seja parte de um acordo de colaboração entre a universidade na qual você está matriculado.

Agora você já sabe como ter visto de estudante na Espanha é só preparar os livros e a mala para seguir viagem. Continue acompanhando nosso blog sempre trazemos novidades exclusivas para você deseja conhecer o mundo.

Dicas Extras