Saiba como conquistar a cidadania francesa
Muitos motivos levam as pessoas a se interessarem em migrar do seu país de origem, neste caso a cidadania é uma grande conquista.
A França é um país carregado de cultura e paisagens exuberantes, sendo um grande centro turístico do mundo e muito atraente para imigrantes.
Caso você tenha vontade de morar na França, um dos países mais desenvolvidos e ricos do mundo. Saiba como adquirir a cidadania francesa, conheça agora quais os meios deste processo, os documentos necessários e como começar a planejar agora mesmo.
O que é a cidadania francesa?
Primeiro vamos esclarecer o que é ser um cidadão, esta pessoa tem direitos e deveres dentro de um país, como o dever de votar e cuidar do patrimônio público, o direito de transitar livremente, o direito a saúde, educação, moradia, bem estar entre outros requisitos de se viver dignamente.
Por esse motivo a cidadania se difere do visto de trabalho ou autorização de residência, a cidadania seria o último estágio a ser conquistado por quem pretende morar fora.
Com a cidadania francesa você tem o direito de usufruir dos serviços públicos ou privados da mesma forma como outro cidadão nascido no país.
Como exemplo pagar taxas escolares e médicas no valor de um cidadão e não mais pagando diferença por ser estrangeiro.
O Brasil e França permitem uma pessoa ter dupla nacionalidade, ou seja, você pode ser um cidadão brasileiro e francês ao mesmo tempo.
Porém a dupla nacionalidade só é permitida caso você tenha parentes ascendentes franceses, ou por obrigação de lei do outro país.
Como obter a cidadania francesa
A obtenção da nacionalidade pode ser de duas formas: nacionalidade adquira ou nacionalidade originária.
A nacionalidade originária dá o direito de obter a cidadania francesa para pessoas nascida em território francês com ao menos um dos pais franceses, ou com pessoas nascida no exterior sendo filhos de pelo menos um progenitor francês e ainda nascido no país de pais estrangeiros desconhecidos ou apatriádos.
Já a nacionalidade adquirida é para os demais casos, vamos detalhar e veja qual seria o seu caso para obter a cidadania francesa.
É de pleno direito a conquista de cidadania francesa para crianças nascida no país de pais estrangeiro (com nacionalidade estrangeira).
Neste caso após a maioridade a pessoa deve continuar morando na França e comprovar ter permanecido durante um período mínimo de 5 anos seguidos no país após ter completado 11 anos de idade. Ou ainda há a possibilidade de antecipar a cidadania francesa aos 13 anos de idade.
Outra opção é a autorização adquiria através de declaração, são para casos de pessoas casadas com cônjuge francês.
Para ter a cidadania francesa neste caso, deve-se comprovar moradia após o casamento por 4 anos dentro da França ou 5 anos estando no exterior.
Além disto, o requerente deve comprovar conhecimento na língua francesa e passar por um teste de conhecimentos gerais sobre o país.
Outra forma é através da adoção, se a pessoa for adotada por um francês, até a sua maioridade e comprovado moradia na França é possível pedir a cidadania francesa.
É possível ainda obter a cidadania francesa por meio de decreto caso você more durante cinco anos seguidos na França.
Este último pode ser seu caso, se você já está no país estudando ou trabalhando e permaneceu um período ininterrupto de cinco anos. Neste caso também você passa por um teste sobre conhecimentos gerais sobre o país e um teste de proficiência da língua francesa.
Documentos necessários
Vimos as possibilidades de conseguir a cidadania francesa para diversos casos.
A obtenção da nacionalidade é um processo bastante burocrático e independente do seu caso alguns documentos serão exigidos.
Vamos especificar na situação de você não ter laços sanguíneos ou não for adotado por franceses ou então não é casado com um, mas mora na França por mais de cinco anos. Então é necessário para dar entrada no pedido de cidadania alguns requisitos e tais documentos:
Ter mais de 18 anos de idade
Ter um visto válido no momento do pedido (não pode estar ilegal)
Comprovar meio de subsistência, como vínculo empregatício estável.
Conhecimento e respeito pela cultura francesa, assim como conhecimento da língua local.
Não ter ficha suja ou comprometimento com a justiça
Esses documentos devem ser entregues para a prefeitura de sua cidade. Boa parte deste processo é feito on-line ou por correspondência.
É cobrada uma taxa de 55 euros para o pagamento do processo de naturalização.
Feito isso aguarde entre alguns meses até dois anos para concluir todo o processo.
Uma curiosidade é você poder alterar seu nome no momento de tirar a cidadania francesa, dando um toque afrancesado em seu nome.
Em seguida você receberá uma carta avisando que já é um cidadão francês, depois você deve comparecer a uma cerimônia como parte final do processo da naturalização.
Com esses documentos você pode dar entrada na sua carteira de identidade e no seu passaporte francês.
Benefícios em ser um cidadão francês
Depois de toda a burocracia a ser feita para conseguir a cidadania francesa é o momento de aproveitar a nova naturalização.
Sendo um cidadão francês você também se torna um cidadão europeu e assim várias oportunidades e benefícios são acessíveis a você.
Entre os benefícios é participar do espaço Schengen, este consiste em um acordo entre 26 países onde é livre a circulação de cidadãos europeus.
A circulação no espaço Schegen não é somente para turismo, é possível morar e trabalhar sem a necessidade de vistos.
Mas lembre-se ao mesmo tempo em que você adquiriu direitos, você deve cumprir deveres enquanto cidadão.
Então respeite seu novo país as leis, as pessoas e a cultura e assim você também será respeitado.
Agora que você já sabe quais os processos e documentos necessários para obter a cidadania francesa, você já pode se preparar. Caso haja mais dúvidas relacionadas ao tema continue acompanhando nossas postagens, assim você continuar informado no assunto.