Alemanha e Portugal recrutam brasileiros
Se você está em busca de desenvolver uma carreira internacional, saiba que dois países da Europa, que contam com bons salários e boa qualidade de vida, neste momento, estão recrutando profissionais brasileiros para o seu mercado de trabalho. Esses países são Alemanha e Portugal.
Para quem está procurando uma vaga no exterior, essa pode ser uma ótima oportunidade de realizar esse sonho.
Quem já tem uma carreira estabilizada, é um profissional bem-sucedido e bem qualificado e conta com um currículo recheado de boas experiências e recomendações profissionais e só está à espera de uma boa oportunidade para deslanchar uma carreira internacional pode aproveitar.
Veja neste artigo tudo sobre as oportunidades profissionais que Portugal e Alemanha podem oferecer para os profissionais brasileiros.
Profissionais valorizados
Muitas vezes, o mercado de trabalho brasileiro, não oferece a seus profissionais a valorização que os mesmos desejam, ainda que seja bem qualificado, o que faz com que muitos deles comecem a pensar em estabelecer uma carreira internacional.
Diferente do que acontecem aqui, os profissionais brasileiros bem qualificados são bem valorizados no exterior, como é o caso de países como a Alemanha e Portugal.
Isso ocorre porque o mercado de trabalho nacional exige que o profissional já tenha experiência desde a graduação, e, de forma geral, eles são profissionais capazes de executar multitarefas, além de serem especializados e bastante abertos a novas experiências.
Além disso, os brasileiros são considerados pelos empregadores estrangeiros como pessoas que se adaptam com facilidade a ambientes que apresentam multiculturalismo e às políticas adotadas por empresas multinacionais.
Outro ponto positivo dos brasileiros na hora de tentar uma carreira internacional, é que em áreas específicas, tais como a Administração, a Economia, a Engenharia e a Tecnologia, os cursos brasileiros são bem avaliados e são considerados em alta no continente europeu.
Profissionais brasileiros são bem-vindos
Tanto Portugal quanto a Alemanha, bem como outros países europeus, contam com diversas políticas que visam incentivar profissionais estrangeiros a serem contratados pelas empresas locais.
Em especial em algumas áreas específicas, que contam com um déficit de mão de obra qualificada nesses países.
Desta forma, é possível que ocorra uma renovação do mercado de trabalho através da promoção de um intercâmbio de culturas, o que favorece diversos setores das economias portuguesa e alemã.
Isso é um prato cheio para qualquer brasileiro que está em busca de uma oportunidade para estabelecer uma carreira internacional.
O mercado de trabalho alemão para brasileiros
Os brasileiros que desejam tentar uma carreira internacional na Alemanha vão encontrar um país que conta com uma economia bastante estável, que tem um índice de desenvolvimento humano alto e oferece uma qualidade de vida excelente para os seus habitantes.
Além disso, o país é a sede de diversas empresas multinacionais que oferecem muitas vagas de trabalho destinadas aos profissionais brasileiros bem qualificados.
Quem fala alemão com fluência já sai na frente na hora de tentar uma carreira internacional, toda a certeza, entretanto, se você é fluente apenas no inglês também pode achar um emprego interessante no país.
Os setores onde os brasileiros podem ter mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho alemão são os seguintes:
Engenharia;
Saúde;
Tecnologia da Informação;
Ciências e tecnologia;
Setor farmacêutico;
Setor alimentício;
Setor de energia;
Setor automobilístico.
Para encontrar diversas oportunidades de trabalho no país, os brasileiros interessados em tentar uma carreira internacional na Alemanha podem visitar o site oficial do governo do país, bem como o site da Embaixada Alemã em Brasília.
No mercado de trabalho da Alemanha, tanto falantes de português quanto estudantes brasileiros são muito bem-vindos.
O mercado de trabalho português para brasileiros
Portugal também é uma ótima opção para os brasileiros que desejam tentar iniciar uma carreira internacional no continente europeu. Uma das maiores vantagens do país é a facilidade que os brasileiros possuem de adaptar-se ao idioma, que é o mesmo, embora conte com algumas diferenças.
No mercado de trabalho de Portugal, os brasileiros que desejam tentar uma carreira internacional, poderão encontrar vagas nas seguintes áreas:
Finanças e contabilidade;
Tecnologia da Informação;
Engenharias;
Customer service.
Outros países com opções de empregos para brasileiros na Europa
Os países localizados no leste europeu, como a República Tcheca, a Polônia e alguns outros também podem ser uma boa opção para brasileiros que estão buscando estabelecer uma carreira internacional.
Isso porque esses países estão, neste momento, passando por uma grande expansão de suas economias e por isso, têm recebido filiais de inúmeras empresas multinacionais, em especial da área da tecnologia.
Os governos destes países, assim como Portugal e Alemanha, oferecem bastante incentivo para a contratação de profissionais qualificados provenientes do exterior, logo, eles também são uma boa opção para quem está buscando uma vaga no continente europeu.
É necessário se destacar no mercado
Brasileiros que querem tentar uma carreira em países do continente europeu precisam saber que por lá o processo de seleção e de recrutamento de profissionais é bastante diferente do que ocorre no mercado de trabalho nacional.
As diferenças vão desde a apresentação do currículo, que segue o modelo da Europa e é diferente do modelo brasileiro, passando pelo uso do Linkedin para selecionar candidatos, que na Europa representa cerca de 70% dos recrutadores até a entrevista, que vai ser realizada no idioma do país de destino.
Além disso, na Europa é comum o procedimento de Background Check, que consiste na checagem das informações que o profissional colocou no seu currículo.
E não é apenas isso, diversas outras particularidades em relação ao processo seletivo para empregos na Europa deverão ser levadas em consideração por quem deseja se estabelecer em uma carreira profissional no exterior.
Quem deseja morar e trabalhar na Europa deve estar preparado para se adaptar ao mercado de trabalho do continente, além disso, deve se informar sobre as questões legais em relação a vistos, à moradia e também aos diplomas e certificações que serão exigidos.
Dicas Extras